20.2.12

PAÍS DO FUTEBOL

Brasileiro sempre tira vantagem do futebol de seu país. Seja para uma conversa com estrangeiro que perguntou, seja para uma conversa com estrangeiro que não perguntou nada sobre o assunto.

A nossa economia pode até não ser das melhores, muito menos a igualdade social, tampouco a questão do emprego, sem contar a criminalidade, mas o nosso FUTEBOL, ah, nisso não tem pra ninguém, somos os fodões! E como se não bastasse, alegamos ser os melhores do mundo! Só espero que você esteja ciente que isso só serve para compensar o ego da nossa gente qualquer. Alias, temos que ser “bons” em alguma coisa, não?

Sendo que essa questão não é tão boa assim quando colocamos em prática outras que seriam bem mais satisfatórias. Mas, como não temos outras formas de nos vangloriarmos, as opções se limitam tendo em conta apenas o futebol para isso. Dessa forma que caímos em cima pelo fato de termos Pelé. A nação com o maior número de jogadores habilidosos. Além de o Brasil ser o único país que participou de todas as copas, e ainda por cima, para orgulho: somos Penta.

Agora, como que conseguimos todos esses feitos? Quem sabe é pela razão de a cultura do futebol ser predominante em todos os cantos do Brasil. Contando que em expressões geográficas o nosso país é o quinto maior do mundo. Além de, ao invés de nossas crianças e jovens estarem estudando estão é jogando bola nas ruas de suas casas. Cena a qual é um tanto extinta em países desenvolvidos, cujo grande parte de seus jovens encontram-se estudando. Muitos destes com oportunidade de educação têm inclusive dons possíveis para se tornarem grandes jogadores de futebol. Mas como eles têm escolha não se aventuraram e optam por algo mais concreto. Com isso acabam se tornando algum profissional de outra área. Visando isso, devem existir espalhados pelo mundo muitos médicos, advogados, engenheiros com talento de jogador. Com uma única diferença: estes tiveram oportunidade de estudo.

“Ah, mas nós somos conhecidos como o país do futebol.” Sim, e dai? Não seria mais racional ser conhecido como o país do alfabetismo, do emprego, das políticas sérias? Perdoe-me caso eu esteja sendo ignorante e babaca para você. Eu sei, estou contrariando os brasileiros e dizendo verdades que, certamente, serão ignoradas pela grande massa da população fanática.

O fato é que brasileiro ama futebol. E futebol combina com bebida. Então, para que uma soma mais perfeita que essa? Brasileiro só precisa de motivo para beber. Se a seleção ou algum time brasileiro vence ele bebe para comemorar a vitória. Se perde ele bebe para esquecer a derrota.

0 comentário: