20.2.12

IMPRENSADO NO BUSÃO


Ônibus é um dos veículos essencias para o andamento da sociedade nas grandes e pequenas cidades. Principalmente para as pessoas carentes, cujo precisam muito deste transporte público. O que é uma coisa que não entendo. Como é chamado de transporte público sendo que temos que pagar para usar? E ainda pra piorar, o serviço é tão ruim quanto uma conversa com sogra sobre namoro.
Diariamente entram no ônibus, bebês, crianças, jovens, adultos, idosos, e claro, aquelas pessoas que não dizem a idade por vaidade. Por conta disso não pude classificá-los. Desculpe-me.
Com tantas personalidades em um só lugar ele acaba lotando para o azar dos passageiros. Falo isso generalizando porque não creio que exista alguém que goste de andar em ônibus lotado. Engano meu, talvez exista. Desde que descobri que tem gente que curte Restart não duvido mais nada desse mundo.
Certo dia eu andei num ônibus muito lotado. Ele estava tão lotado que o motorista estava em pé e o cobrador vinha de moto-taxi pedindo as passagens das pessoas pela janela. Confesso que foi uma situação meio estranha, mas conseguir sair vivo do ônibus dando glória a Deus por isso.
Creio eu que não deve existir nada pior que andar em ônibus lotado. Ta, tudo bem, escutar uma música inteira da banda Restart. Mas fora isso, tem algo pior?
Para melhorar essa situação, assim que o ônibus lotar deveriamos ter bom senso e deixar todas as poltronas destinadas apenas para as pessoas gordas e que tem bunda grande. Logo que, gente gorda em pé ocupa espaço que poderia ser destinado à três ou quatro pessoas. Pelo menos eles estando sentados ocuparia apenas um acento e meio. A outra metade que sobrar colocariamos uma criança para preencher. As “bundudas” também devem ficar sentadas. É muito incomodo quando você quer passar pelo corredor e ver que na sua frente tem uma mulher de lado a qual sua bunda ta interdiando a passagem. É como se fosse uma montanha deitada de conchinha.
No ônibus lotado, por incrível que pareça, sempre desce um ou dois passageiros e sobe mais de dez naquela merda. E quando o passageiro ta subindo você já o olha como se fosse a pior pessoa do mundo. Tanto faz se for uma criança meiga ou uma idosa de muleta, naquela hora é seu inimigo. Você o olha com aquele olhar maligno e pensa: “Arggg, desista, não suba desgraçado! Não vê que essa merda já ta lodado?” Ônibus lotado é que nem coração de mãe: sempre cabe mais trezentos!
Com enfase ao tema não poderia deixar de mencionar aqueles apoiadores de ônibus. Você tem noção de quantas pessoas por dia colocam as mãos naqueles apoiadores? Todo mundo que entra tem que segurar no apoiador. Seja para andar no corredor ou se apoiar. Agora caro leitor, imagine o que um passageiro pode vir a fazer ao entrar no ônibus ou mesmo ter feito antes de entrar nele. São várias as hipóteses. Desde ter colocado a mão no nariz. Ter coçado o saco antes de entrar no ônibus. Turciu e teve de colocar as mãos na frente da boca por necessidade. Após todos esses feitos aonde será que ao entrar no ônibus esse sujeito vai colocar as mãos? No bolso? Debaixo da camisa? Não, claro que não, colocará as mãos no apoiador. Em seguida ele sairá e outra pessoa colocará as mãos no mesmo lugar. Por muitas vezes os passageiros ficam doentes e não sabem de onde que pegaram aquele mal. Imagine como deve ficar limpo aquelas barras por volta das 22 horas da noite. A grande e imensa camada de óleo que aquilo vira.
Sempre que entro no ônibus evito ao máximo tocar naqueles apoiadores. É difícil você entrar e sair sem tocar na barra por conta do desequilbrio, mas é possível. Basta ter persistência e habilidade. Você só vai saber se é uma pessoa equilibrada a partir do momento em que conseguir entrar e sair do ônibus sem segurar naqueles apoiadores.

0 comentário: