27.1.09

TURISTA SINGELO

Ganhei dois novos nomes no Ceará: Filho de Silva e filho de Cinesio. Quando chega alguma visita na casa em que eu estou hospedado, a primeira coisa que meus tios/primos dizem é: "Esse aí é filho de Silva/Cinesio".

Estou no Jati. Uma cidade tão grande que só tem uma avenida que tem cerca de 300 metros, na entrada: Seja bem vindo. Depois dos 300 metros percorridos: Volte Sempre. Aqui é engraçado que tem mais imagens e estatuas de santos que habitantes (eita povo besta, digo cristão). Fiquei sabendo que eu bati um recorde, pois sou o 100° habitante (apesar de ser turista). Está tão quente o clima que quando você sai do chuveiro, a primeira coisa que vem na sua testa é uma gota de suor. O bom é que nem precisão de chuveiro elétrico, pois a água já é (bem) quente.

Aqui tem uma igreja toda rosa (Sempre achei o padre meio "diferente" mesmo)... Acho que pintaram daquela cor para dizer: Aceitamos pessoas albinas. Ou quem sabe: Temos personalidade, por isso a cor. Não fica de fora: Pronto, me (padre) revelei. Pode ser: Se um dia a pantera cor de rosa aparecer por aqui vai se sentir em casa. Não descarta: Não temos preconceito homossexual. Não posso deixar de citar: Pronto, é a nova casa da Barbie.

Tive um breve bate papo com o "Padre" aposentado da cidade. Uma mera oportunidade de está com ele na casa de minha vó. Dai eu fiz uma pergunta normal, sobre religião. Perguntei por que dizem que Maria Madalena foi uma prostituta se na bíblia diz que ela foi uma pecadora, não especifica em hora alguma. Na hora que perguntei ele ficou irritado e disse no tom de grosseria:
- Rum, conversar sobre esse assunto numa hora dessa (era umas 15:30), não tem outra coisa pra conversar, não?
- Oxe, o que tem Padre? Existe uma hora especifica pra falar disso? Ah é, o Senhor já é aposentado, por isso não "trabalha" mais... Entendo, entendo...
- Vou embora Dona Luiza (minha vó), tchau Mateus.
- Tchau Padre, tirou todas as minhas dúvidas.

E foi, sem me explicar nadica de nada. O Padre da igreja rosa ficou vermelho. Mas tudo bem... Se ele não pode falar sobre contextos que estão na bíblia que podera? Mas sendo sincero, ainda bem que ele não abriu exceção, porque eu iria perguntar um monte de coisas que tem na bíblia pra não fazer, e mesmo assim, fazem... Sortudo!

O Ceará é um estado atingido pela seca e consequentemente por ter certa ausência de água. Isso é tão lamentável que começam a imaginar e criar rios, lagos... Tudo que contenha água. Estava no "Brejo" Santo. Uma cidade vizinha (do lado esquerdo) se chama: "Lagoa do mato". Outra que vi (do lado direito) chama-se: "Poço". É um sonho para todos terem cidades com nomes compatíveis com a geografia. Por isso criam tais utopias. É isso ou os criadores são sem criatividade mesmo.

2 comentário:

Elis Zampieri disse...

Olá Mateus! Passando para conhecer seu espaço e agradecer-lhe a visita e o comentário no R.E.M.

Lendo seu texto lembrei da vila onde nasci, que coincidentemente também tinha o nome de um rio.(Marombas)Uma única rua abrigava seus (exagerando) 1000 habitantes. Cidadezinha aprazível, dessas que se crescer estraga.
A igreja no alto do morro (não era rosa) e o sino convidando pra missa do domingo...
Muitas lembranças...
De repente rende um post lá no R.E.M. :-)

Seja bem vindo e retorne.
Bjos da Elis.

José Antonio Klaes Roig disse...

Oi, Mateus, garto pela visita no REM, broigadão pelo incentivo. abraços, Zé.