17.2.10

Vicio Notável

Desde quando aprendi a falar uso uma palavrinha composta por duas letras. Que no final das contas não quer dizer muita coisa. Mas, mesmo assim a uso constantemente. Recentemente reparei em algo que que nunca havia reparado antes: no meu sorriso amarelado. Outra coisa que me fez prestar atenção foi o tal do "né".

Caso não saiba essa palavra é uma das mais usadas no Brasil. Muito mais para perguntar. O" né" é um termo falada e escrita desde épocas seculares.

O né é mais utilizado que fralda descartável em bebê. É mais comum usar o "né" em frases que cobertura em bolo. Não sou viciado em bebidas alcoólicas, mas sou no né. Não uso drogas, mas em compensação uso uma droga de palavra que vicia bem mais rápido; visto que é muito difícil se livrar do "né". Pode parecer tosco, mas é incrível!

Como nos comunicaríamos bem sem o "né"? Já imaginou como seria estranho conviver sem essa singela palavra? É uma espécie de interrogação prolongada, né? Usada somente com a intuição de aumentar a frase sendo que a intenção não será modificada. Portanto, seria um tanto complicado terminar uma frase sem usar o né... né? Veja abaixo:

- Tu vais pra festa, né?
- Vou sim, camarada. E as meninas vão, né?
- Lógico. Não iríamos sem elas, né!

- Cadê a tua irmã? Ela foi mesmo viajar, né?
- Foi pra casa de parentes no Pará. Tu já sabia que ela ia, né?
- Hahahaha! Pelo o que sei ela foi pra São Luís curtir com o namorado. Não me diga que assim como os teus pais tu caiu nessa estória? Não, né?

- E ai meus queridos eleitores. Vão votar em mim, né?
- Vamos sim querido político. Mas primeiro precisamos da nossa grana, né!
- Claro amigos! É 50 R$ pra cada, né?

Essa palavra é tão importante quanto a novela das oito para os bobões de plantão, ou seja, é impossível viver sem. Somos tão dependentes dela, quanto somos dos Estados Unidos.

Seria mais fácil conviver sem as palavras objetivas e diretas a ficar sem o né... né? Já me adaptei com essa palavra. Não sei se teria força o suficiente de me comunicar no dia-a-dia sem ter que usa-la. Seria uma tortura. Mesmo tendo a plena convicção de que no final da frase ela não irá modificar quase nada.

A palavra né é cultura. Os sábios a utilizam no seu cotidiano. Nossos amigos também. Assim como nosso inimigos. Estamos ligados no mesmo ritmo informal. Compreendendo e sendo compreendido com a mesma intensidade. E é isso aí. Viva ao "né" meu povo.


Cá entre nós: texto chato pra caralho,

0 comentário: